Todos os anos no verão, aqui em Montreal tem um concurso de fogos de artifícios. Este ano foi de 28 de junho a 02 de agosto, aos sábados e duas quartas-feiras. Este ano em primeiro lugar ficou Canada, segundo Austrália e terceiro França. O primeiro e o última dia, não participam da competição. O primeiro dia foi “Capteur de Rêves” (Filtro dos Sonhos). O último dia foi uma homenagem ao Pink Floyd.
Para a final da 30ª edição do L’International des Feux Loto-Québec, PanzeraSAS e Paul Csukassy, diretor técnico da competição, propuseram uma homenagem à música inebriante de Pink Floyd, o lendário grupo de rock progressivo ainda reverenciado, que já vendeu centenas de milhões de álbuns. O espetáculo as músicas de quatro grandes períodos do grupo com Syd Barrett, Pink Floyd, Roger Waters e David Gilmour. A última noite, trouxe músicas como Run Like Hell, Comfortably Numb, Echoes, Learning To Fly e Money que mostraram uma nova dimensão para a comemoração de 50 anos de formação da banda.
Os espetáculos duram 30 min. Fiz um vídeo e postei os melhores momentos, ficou um pouco grande, mas vale a pena assistir. A baixo tem um pouco mais sobre esse evento.
O Concurso Internacional de Arte Pirotécnico de Montreal, conhecido hoje por L’International des Feux Loto-Québec foi criado em 1985 em La Ronde, o maior parque de diversões em Quebec inaugurado em 1967. No primeiro ano, o concurso foi um enorme sucesso. La Ronde estava lotado e a cidade de Montreal cheia por uma multidão inesperada. Mais de 5,7 milhões de pessoas vieram para cidade assistir a estreia, e ainda é um recorde no Canadá para este tipo de evento. Com tanto sucesso, o concurso foi repetido no ano seguinte. Desde então, o festival retorna a cada verão para o deleite dos fãs da maior região de Montreal e turistas de todas as partes.
No seu início, o concurso teve dois tipos de shows: os fogos tradicionais, sem música e os fogos pirotécnico musical onde a explosão de fogos de artifício é cuidadosamente sincronizado com uma partitura musical. Desde 1987, é apresentado apenas os fogos de artifício pirotécnico musical. Ao longo dos anos, a competição ganhou um lugar no topo de indústria de pirotecnia e as melhores empresas do mundo visam atingir em Montreal a mais alta distinção em seu campo.
Prova de sua grande reputação é que a competição tem sido objeto de artigo elogioso no prestigiado New York Times. Publicado 27 de junho de 2008 na seção “escapadas” da seção de viagens do jornal, o texto repórter Henry Fountain apresentou o concurso como uma “competição de classe mundial”. Descrevendo Montreal como uma cidade “conhecida por seus festivais”, o NY Times descreveu o Feux Loto-Québec “pontos de exclamação” de pontuar as noites de verão na cidade.
Você poderia pensar que depois de todos esses anos, o público de Montreal se torne um pouco cansado. Pelo contrário! Os montrealenses são forte concorrência e bons e maus momentos, mais de 3 milhões de pessoas aglomeram-se no La Ronde, na ponte Jacques Cartier ou uma das duas margens do rio a cada temporada. Se tornaram o público mais crítico para espetáculos pirotécnicos, e ele aprecia o verdadeiro valor do trabalho de fogos de artifício.
Espero que tenham curtido!!
Beijos e até a próxima!
Leave a Reply